Novas exposições no Centro Ciência Viva de Sintra
Por: Ciência na Imprensa Regional - Ciência Viva
Abriram no passado dia 13 de Outubro, duas novas exposições no Centro Ciência Viva de Sintra.
“Resistir – quando as bactérias resistem a antibióticos” é uma exposição interactiva que convida o visitante a descobrir o que são células, o que são bactérias, como se distinguem de vírus e desmonta os mecanismos que levam ao aparecimento de resistências a antibióticos. Ao mesmo tempo que manipulam e experimentam os diferentes materiais, acompanhado de uma banda desenhada concebida para a exposição, os visitantes conseguirão compreender complexos fenómenos da biologia de uma forma simplificada. A exposição ajuda ainda a compreender de que forma todos podemos contribuir para o controle do aparecimento de resistência a antibióticos.
Constituída por várias actividades para pôr as mãos na massa, modelos tridimensionais de células concebidos por um taxidermista português, uma banda desenhada, vídeos captados ao microscópio e lâminas directamente dos institutos de investigação, acompanha os módulos interactivos da "Ciência que muda o mundo" já residente no Centro desde Junho 2014.
Projecto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, com o acompanhamento científico do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Unversidade Nova de Lisboa, contou com a participação de professores e alunos na concepção das actividades a desenvolver. Produção do Centro Ciência Viva de Sintra.
“Luz, solo e plantas” integra estes 3 elementos que interagem necessariamente entre si, celebrando o Ano Internacional da Luz e o Ano Internacional dos solos. Constituída por mais de 20 experiências mãos na massa, a que os visitantes são convidados a explorar com o apoio dos monitores, foi concebida com o apoio científico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Será um grande laboratório a que convidamos a explorar.
O Centro Ciência Viva de Sintra é uma Associação Sem Fins Lucrativos para a divulgação e promoção científica e tecnológica, aberto ao público desde 2006. Integra 37 módulos interactivos que abordam temas relacionados com o corpo humano, fenómenos químicos e físicos, energias renováveis e ambiente. Inclui também uma secção do Espaço e Astronomia, incluindo um Planetário móvel e um giroscópio.
Aberto de terça a domingo, na Antiga Garagem dos Carros Eléctricos em Sintra.
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva
© 2015 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva
Ciência na Imprensa Regional - Ciência Viva
Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto
Ficheiros para download