Registo | Contactos

Singela beleza

11 Dez 2011 - 15h01 - 1.552 caracteres

A foto que vêm foi tirada numa mal tratada duna da praia de Vila Chã (Norte de Portugal). Passa despercebida à maioria dos visitantes, mas é possível encontrar esta pequena planta com estas belíssimas flores nas dunas do NW da nossa Península Ibérica.

 

O seu nome oficial é Linaria polygalifolia Hoffmanns. & Link subsp. polygalifolia. Estranho, não? Este é o nome científico desta espécie, que ajuda a que saibamos exatamente de que espécie estamos a falar já que, veja só, em "linguagem comum" ela é chamada de: linária-das-dunas, linária-da-praia, asarina-da-praia, passarinho-amarelo ou passarinho-da-praia.

 

Devido à grande diversidade de nomes atribuídos ao mesmo ser vivo (e à repetição de nomes para seres vivos diferentes), para que nos entendamos todos, no século XVIII, o naturalista Lineu propôs o sistema de nomenclatura binominal (dois nomes, em latim) que, desde essa época, foi adotado pela comunidade científica (diante dos dois nomes deve ir o nome dos autores que descreveram a espécie). Este sistema permite que um cientista português possa comunicar com um cientista chinês e que, pelo menos, saibam de que espécieestão a falar.

 

Mas, voltando à planta de bela flor, ela é então típica de areais costeiros. É uma planta pequenina, a flor tem cerca de dois centímetros e um característico esporão que está possivelmente relacionado com os insetos polinizadores. Sendo uma planta de dunas, onde há escassez de água, tem algumas características que lhe permitem habitar nesse ambiente inóspito, como uma cutícula grossa e raízes profundas.


© 2011 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva


Diana Barbosa

Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto

Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo