Uma nova História da Matemática em Portugal?
Por: António Piedade
Jorge Buescu, um dos principais divulgadores de ciência da actualidade, principalmente na área da matemática, acaba de publicar o seu último livro: Matemática em Portugal, uma questão de Educação. O título, publicado em Maio, é o nº 27 da colecção “ensaios” da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Neste ensaio, Jorge Buescu, Professor Associado do Departamento de Matemática da FCUL, apresenta-nos um contributo muito interessante, e eventualmente polémico, segura e doravante incontornável sobre a história da matemática em Portugal.
Contrapondo-se às teses convencionais e seculares com questões pertinentes e factos repetidamente ignorados, Buescu realumia “as trevas”, os períodos inflorescentes, os intervalos de mediocridade, da história das ciências portuguesas e do seu ensino.
Desfaz algumas ideias estabelecidas, alguns mitos, algumas incongruências da narrativa histórica convencional que se depositaram no nosso saber colectivo durante séculos, sem serem questionadas. São agora revisitadas arguta e analiticamente por Jorge Buescu que apresenta uma visão alternativa sustentada em velhas e novas fontes históricas.
Ao estar “ainda por escrever uma História da Matemática em Portugal para o século XXI”, como escreve Buescu, este ensaio, que explica o porquê da ausência de portugueses na galeria dos “gigantes” da História da Matemática Mundial, constitui um contributo para essa nova história em falta, para além de nos oferecer uma visão estimulante, e bem escrita, da própria história das ciências e da sua educação em Portugal.
O ensaio com 98 páginas, estrutura-se em 7 capítulos a saber: 1 - Matemática em Portugal: a narrativa convencional e o verdadeiro drama; 2 - o que é e para que serve a Matemática?; 3 - Os Descobrimentos: matemática em Portugal?; 4 – A imaginária “decadência” do século XVII; 5 – Catástrofe pombalina na Edudação; 6 – A aventura e o drama da Geração de 40; 7 – Portugal e o futuro.
O ensaio acaba com uma oportuna bibliografia “para saber mais”.
António Piedade
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva
© 2012 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva
António Piedade
António Piedade é Bioquímico e Comunicador de Ciência. Publicou mais 700 artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa e 20 artigos em revistas científicas internacionais. É autor de nove livros de divulgação de ciência: "Íris Científica" (Mar da Palavra, 2005 - Plano Nacional de Leitura),"Caminhos de Ciência" com prefácio de Carlos Fiolhais (Imprensa Universidade de Coimbra, 2011), "Silêncio Prodigioso" (Ed. autor, 2012), "Íris Científica 2" (Ed. autor, 2014), "Diálogos com Ciência" (Ed. autor, 2015) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Íris Científica 3" (Ed. autor, 2016), "Íris Científica 4" (Ed. autor, 2017), "Íris Científica 5" (Ed. autor) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Diálogos com Ciência" (Ed. Trinta por um Linha, 2019 - Plano Nacional de Leitura) prefaciado por Carlos Fiolhais. Organiza regularmente ciclos de palestras de divulgação científica, entre os quais, o já muito popular "Ciência às Seis". Profere regularmente palestras de divulgação científica em escolas e outras instituições.
Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto
Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo