16-Sinais de infeção no meu computador
Autor: CERT.PT- Serviço de Resposta a Incidentes de Segurança Informática
Saber se um computador está infectado com um vírus ou outro tipo de malware não é uma tarefa simples para um especialista informático, quanto mais para o utilizador comum. É preciso lembrar que estes vírus, para além de tornarem o nosso computador lento, podem fazer coisas piores, como retirar dinheiro da nossa conta bancária, pelo que devemos removê-los quanto antes do nosso computador.
Há, no entanto, um conjunto de sinais no comportametno normal do computador que, com maior ou menor probabilidade, indiciam que o mesmo está infectado. São eles a degradação súbita da performance (lentidão) ou o aumento da instabilidade do seu computador (bloqueios frequentes); o surgimento de mensagens de pop-up, imagens ou sons estranhos ou ainda de aplicações instaladas sem o nosso consentimento; a desativação espontânea dos mecanismos de proteção (antivírus, firewall, etc...); a incapacidade do sistema de reconhecer vogais acentuadas (ex: ao digitar “ã” surge no sistema “a~”) e uma atividade constante (e inexplicável) na sua ligação à Internet.
Adicionalmente existem alguns sintomas aplicacionais que podem também indiciar uma infeção, como a alteração da página inicial ou do motor de pesquisa preferido, o redireccionamento constante para páginas estranhas na Internet ou o surgimento de novos favoritos ou barras de ferramentas no seu browser; a publicação de comentários em redes sociais ou o estabelecimento de conversações em ferramentas de instant messaging (Skype, Google Talk, etc...) em seu nome; múltiplas devoluções de emails por falha na recepção que não reconhece como tendo sido enviados por si ou o surgimento do ícone do Java na barra de tarefas sem que esteja a executar nenhuma aplicação baseada nesta tecnologia.
Caso o seu computador apresente um ou mais destes sintomas há uma forte probabilidade de que o mesmo está infectado, pelo que deverá proceder à sua limpeza ou solicitar a um especialista que o faça.
Dependendo do tipo específico de vírus que tenha infectado o seu sistema, esta limpeza poderá ter que passar pela reinstalação de todo o sistema, dado que muitos dos vírus possuem mecanismos para ludibriar as tradicionais ferramentas de limpeza e desinfeção como o Malwarebytes, Spybot ou outra ferramenta similar.
Caso opte apenas pela desinfeção deverá fazê-lo, sempre que possível, correndo a respectiva ferramenta de limpeza através do “Modo de Segurança”. Em última instância poderá fazê-lo através de outra conta de utilizador do sistema (com privilégios de administração), mas nunca através da conta do utilizador afectado.
---------------------------------------------------------------------------
Mês Europeu da Cibersegurança
Este artigo é da autoria de especialistas do CERT.PT- Serviço de Resposta a Incidentes de Segurança Informática (www.cert.pt) da FCCN-Fundação de Computação Científica Nacional (www.fccn.pt/pt) e insere-se na campanha "Uma dica por dia" integrada no Mês Europeu da Cibersegurança, que tem lugar em Outubro de 2013.
O Mês Europeu da Cibersegurança é uma iniciativa da ENISA - Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação (www.enisa.europa.eu) e o seu objectivo é informar os utilizadores sobre a importância da segurança da informação, bem como demonstrar algumas medidas simples para proteger os seus dados.
----------------------------------------------------------------------------
Nota aos editores da Imprensa regional
Os artigos da autoria dos técnicos do CERT.PT incluídos no Mês Europeu da Cibersegurança, que tem lugar em Outubro de 2013, surgem no site da Ciência na Imprensa Regional numerados, de forma a permitir a sua mais fácil identificação. No entanto, eles são absolutamente independentes uns dos outros e podem ser publicados pelos órgãos de comunicação de forma avulsa.
------------------------------------------------------------------------------
(Existem ficheiros de imagem de mais alta resolução disponíveis para download)
© 2013 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva
CERT.PT
Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto
Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo