10-O que é o cyberbullying?
Autor: CERT.PT- Serviço de Resposta a Incidentes de Segurança Informática
Bullying é um termo inglês utilizado na descrição de atos de violência física ou psicológica praticados por um indivíduo, normalmente o “valentão” de um grupo ou turma. Em inglês, o bully. Podemos definir o cyberbullying como a prática de bullying recorrendo a tecnologias de informação como a Internet, telemóveis ou quaisquer outros meios digitais que permitam interação entre utilizadores.
Os ataques são normalmente dirigidos a indivíduos que não se podem defender. São, frequentemente, física ou psicologicamente mais fracos, pertencentes a minorias étnicas ou com maiores dificuldades de adaptação social.
Note-se que apenas falamos em cyberbullying quando ambos os envolvidos (agressor e vítima) são menores. Se o agressor for um adulto, este comportamento é considerado perseguição ou assédio de menores.
Não existe um padrão para definir o relacionamento entre atacante e vítima, podendo ser colegas de escola, de turma, da equipa de desporto, etc. No entanto, é usual conhecerem-se da comunidade escolar. Quanto aos meios utilizados, estão apenas limitados pela imaginação do atacante e respetivos conhecimentos das novas tecnologias. Entre estes vetores de ataque, encontram-se: assédio através de Instant Messaging ou SMS, difamação em redes sociais, roubo de palavras-passe, utilização abusiva de identidade para publicação em blogues e redes sociais e envio de vírus e “malware”. É de notar que grande parte dos danos sobre a vítima resultam, frequentemente, de roubo ou usurpação de identidade. Quanto às motivações, não existe um perfil concreto, podendo o espectro de justificações estar compreendido entre afirmação social, raiva, revolta, vingança, frustração ou mero entretenimento.
O roubo de identidade é uma das formas mais graves de que o cyberbullying se reveste, pelo que a consciencialização das crianças e jovens para a importância da proteção da privacidade é um fator preventivo. Na frente reativa, importa referir que o combate a este tipo de ataques é um problema complexo. Tanto na escola como em casa, é muito importante que a vítima sinta o apoio necessário, tanto para reportar o problema, como para receber ajuda. Sobretudo, pais e professores devem estar alerta para alterações radicais de temperamento e comportamento das crianças ou jovens a seu cargo e, sobretudo, nunca devem subestimar o impacto negativo que uma situação de cyberbullying pode causar.
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Mês Europeu da Cibersegurança
Este artigo é da autoria de especialistas do CERT.PT- Serviço de Resposta a Incidentes de Segurança Informática (www.cert.pt) da FCCN-Fundação de Computação Científica Nacional (www.fccn.pt/pt) e insere-se na campanha "Uma dica por dia" integrada no Mês Europeu da Cibersegurança, que tem lugar em Outubro de 2013.
O Mês Europeu da Cibersegurança é uma iniciativa da ENISA - Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação (www.enisa.europa.eu) e o seu objectivo é informar os utilizadores sobre a importância da segurança da informação, bem como demonstrar algumas medidas simples para proteger os seus dados.
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Nota aos editores da Imprensa regional
Os artigos da autoria dos técnicos do CERT.PT incluídos no Mês Europeu da Cibersegurança, que tem lugar em Outubro de 2013, surgem no site da Ciência na Imprensa Regional numerados, de forma a permitir a sua mais fácil identificação. No entanto, eles são absolutamente independentes uns dos outros e podem ser publicados pelos órgãos de comunicação de forma avulsa.
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