9-Como proteger o meu computador?
Autor: CERT.PT- Serviço de Resposta a Incidentes de Segurança Informática
Comprou um computador novo e quer agora garantir que o mesmo está seguro contra ataques? Seguem-se algumas recomendações para manter o seu computador o mais seguro possível, tendo presente que nunca conseguirá garantir total segurança.
Instale ou ative uma firewall. Comece por verificar se a própria firewall que o sistema operativo traz se encontra ativa. Caso não esteja, ative-a. Se aceder à Internet através de uma ligação que tenha em casa, ative a firewall que o seu router de acesso deverá ter. Estando esta ativa, tenha cuidado com o número de exceções que autoriza. Pouco lhe servirá ter uma firewall se der autorização de acesso a toda e a qualquer aplicação.
Instale um antivírus no seu computador. Existem disponíveis online algumas versões gratuitas de qualidade. Estas, de um modo geral trazem as funcionalidades de antivírus idênticas às versões pagas. Dos antivírus gratuitos mais conhecidos e reconhecidos na internet, destacam-se o AVG, o Avast e o Avira. Instalado o antivírus, ative a funcionalidade de atualizações automáticas e, caso este o permita, ative a validação on-line das suas mensagens de correio eletrónico e downloads.
Complete a sua proteção instalando um anti-spyware. Existem alguns gratuitos de qualidade como o Spy-bot e o Ad-Aware. Caso tenha optado pela compra de um antivírus é muito provável que este traga incorporada a funcionalidade de anti-spyware, não sendo necessário a instalação de um adicional.
Garanta que tanto o sistema operativo como as suas aplicações estão sempre atualizados. Para isso, se a aplicação o permitir, ative a funcionalidade de “atualização automática”. Se esta não estiver disponível, efetue com regularidade uma validação manual. É muito comum os programas permitirem efetuar esta confirmação clicando num link para o efeito, existente usualmente no menu “Sobre/acerca” (“About”). Outra solução passa pela instalação de uma aplicação de gestão de vulnerabilidades (eg. Secunia PSI) que verifica sempre se todo o seu software se encontra actualizado.
Tenha presente que a melhor proteção depende de si. Tenha cuidado por onde navega na Internet. Esteja atento a sinais de infecção.
---------------------------------------------------------------------------
Mês Europeu da Cibersegurança
Este artigo é da autoria de especialistas do CERT.PT- Serviço de Resposta a Incidentes de Segurança Informática (www.cert.pt) da FCCN-Fundação de Computação Científica Nacional (www.fccn.pt/pt) e insere-se na campanha "Uma dica por dia" integrada no Mês Europeu da Cibersegurança, que tem lugar em Outubro de 2013.
O Mês Europeu da Cibersegurança é uma iniciativa da ENISA - Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação (www.enisa.europa.eu) e o seu objectivo é informar os utilizadores sobre a importância da segurança da informação, bem como demonstrar algumas medidas simples para proteger os seus dados.
------------------------------------------------------------------------------
Nota aos editores da Imprensa regional
Os artigos da autoria dos técnicos do CERT.PT incluídos no Mês Europeu da Cibersegurança, que tem lugar em Outubro de 2013, surgem no site da Ciência na Imprensa Regional numerados, de forma a permitir a sua mais fácil identificação. No entanto, eles são absolutamente independentes uns dos outros e podem ser publicados pelos órgãos de comunicação de forma avulsa.
------------------------------------------------------------------------------
Foto de Federico Caputo
(Existem ficheiros de imagem de mais alta resolução disponíveis para download)
© 2013 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva
CERT.PT
Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto
Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo