Incógnito - As vidas secretas do cérebro humano
“Incógnito – as vidas secretas do cérebro humano” é o título do quarto e último livro do neurocientista norte-americano David Eagleman, publicado recentemente entre nós pela Editorial Presença. Com tradução de Catarina F. Almeida, este livro apresenta, com uma linguagem muito acessível e exemplos claros, uma excelente perspectiva geral das funções do cérebro.
David Eagleman (http://www.eagleman.com/) dirige o Laboratório de Percepção e Acção e um projecto de Iniciativa sobre Neurociência e Lei no Baylor College of Medicine em Houston, Texas (Estados-Unidos). Tem efectuado inúmeras conferências internacionais com os resultados das suas investigações, particularmente sobre as implicações legais e sociais que os novos conhecimentos científicos sobre o cérebro problematizam no início deste século XXI.
Neste livro, que teve a sua primeira edição original em 2011, são contadas várias histórias e casos reais que permitiram avanços na psicologia e na neurologia e que nos permitem conhecer melhor como o nosso cérebro funciona. A análise de casos públicos como o relacionado com o antissemitismo de Mel Gibson embriagado, entre outros exemplos, tornou o livro um bestseller. Contudo, sublinhe-se que o livro mantém o rigor científico e a isenção necessária para uma concreta apresentação do que está em jogo no ainda muito incógnito mundo da nossa mente.
Este livro permite-nos uma “viagem às operações de bastidores do cérebro, com os seus mistérios e fascínios “ ao longo de sete capítulos a saber: 1 - Há alguém na minha cabeça, mas não sou eu; 2 – O testemunho dos sentidos: como é, realmente, a experiência?; 3 – Mente: o intervalo; 4 – Os tipos de pensamento que são pensáveis; 5 – O Cérebro é uma equipa de rivais; 6 – O porquê de a culpabilidade seu uma questão errada; 7 – A vida despois da monarquia.
Um livro por vezes provocador e em que o autor expõe a sua “teoria dos rivais” para explicar uma estrutura funcional da mente baseada numa democracia cerebral. Outro aspecto muito interessante neste livro é a discussão que o autor promove acerca da culpabilidade e as suas propostas para uma nova teoria legal e penal baseada numa «jurisprudência biologicamente informada». Um livro a ler para nos conhecermos melhor.
António Piedade
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva
Dados bibliográficos
Título: Incógnito – as vidas secretas do cérebro humano
Autor: David Eagleman
Tradução: Catarina F. Almeida
Editor: Editorial Presença
Coleção: Destaques
Nº na Coleção: 67
Data 1ª Edição: 16/10/2012
Nº de Edição: 1ª
ISBN: 978-972-23-4899-7
Nº de Páginas: 288
Dimensões: 155x225mm
http://www.presenca.pt/livro/nao-ficcao-e-ensaio/psicologia/incognito/
© 2013 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva
António Piedade
António Piedade é Bioquímico e Comunicador de Ciência. Publicou mais 700 artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa e 20 artigos em revistas científicas internacionais. É autor de nove livros de divulgação de ciência: "Íris Científica" (Mar da Palavra, 2005 - Plano Nacional de Leitura),"Caminhos de Ciência" com prefácio de Carlos Fiolhais (Imprensa Universidade de Coimbra, 2011), "Silêncio Prodigioso" (Ed. autor, 2012), "Íris Científica 2" (Ed. autor, 2014), "Diálogos com Ciência" (Ed. autor, 2015) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Íris Científica 3" (Ed. autor, 2016), "Íris Científica 4" (Ed. autor, 2017), "Íris Científica 5" (Ed. autor) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Diálogos com Ciência" (Ed. Trinta por um Linha, 2019 - Plano Nacional de Leitura) prefaciado por Carlos Fiolhais. Organiza regularmente ciclos de palestras de divulgação científica, entre os quais, o já muito popular "Ciência às Seis". Profere regularmente palestras de divulgação científica em escolas e outras instituições.
Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto
Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo