Camada de ozono
Por: António Piedade
O Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozono comemora-se no próximo dia 16 de Setembro. Este dia foi estabelecido em 1987, pela Organização das Nações Unidas (ONU), dia em que 46 países assinaram um documento que ficou conhecido por "Protocolo de Montreal". Comprometeram-se a parar de fabricar o gás Clorofluorcarbono (CFC), apontado pela comunidade científica como o maior responsável pela destruição da camada de ozono na estratosfera. O protocolo que proibiu a nível mundial os CFC, é uma das mais bem sucedidas acções políticas globais.
O ozono (O3) é uma substância elementar que, na estratosfera, age como protector da superfície terrestre em relação a uma parte das radiações ultravioleta (UV) provenientes do Sol, pelo que é fundamental para a manutenção da vida e da nossa saúde. Contrariamente junto à superfície, na troposfera, é considerado um poluente e um agente causador de dificuldades respiratórias, entre outras doenças.
O grupo de investigação do Professor António Varandas (Departamento de Química da UC) há largos anos que realiza estudos teóricos de reacções químicas atmosféricas, em especial as que envolvem o ozono, com significativo impacto internacional e que muito tem contribuído para uma melhor compreensão do ciclo natural do ozono e da acção de diversos agentes sobre ele.
António Piedade
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva
© 2012 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva
António Piedade
António Piedade é Bioquímico e Comunicador de Ciência. Publicou mais 700 artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa e 20 artigos em revistas científicas internacionais. É autor de nove livros de divulgação de ciência: "Íris Científica" (Mar da Palavra, 2005 - Plano Nacional de Leitura),"Caminhos de Ciência" com prefácio de Carlos Fiolhais (Imprensa Universidade de Coimbra, 2011), "Silêncio Prodigioso" (Ed. autor, 2012), "Íris Científica 2" (Ed. autor, 2014), "Diálogos com Ciência" (Ed. autor, 2015) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Íris Científica 3" (Ed. autor, 2016), "Íris Científica 4" (Ed. autor, 2017), "Íris Científica 5" (Ed. autor) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Diálogos com Ciência" (Ed. Trinta por um Linha, 2019 - Plano Nacional de Leitura) prefaciado por Carlos Fiolhais. Organiza regularmente ciclos de palestras de divulgação científica, entre os quais, o já muito popular "Ciência às Seis". Profere regularmente palestras de divulgação científica em escolas e outras instituições.
Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto
Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo