Registo | Contactos

“Quando os macacos se apaixonam”

10 Jul 2012 - 19h01 - 2.014 caracteres

 

Aqueles que se importam com os sentimentos dos outros gostarão de ler o livro “Quando os macacos se apaixonam – a vida afectiva do animais, das pequenas formigas aos gigantes elefantes”, de George Stilwell, professor universitário e médico veterinário português, obra editada pela A Esfera Dos Livros, em Janeiro de 2012.

O livro, com 203 páginas, está estruturado em 8 capítulos, a saber: I – A eterna e renovada odisseia de escolher um parceiro; II – À espera do grande dia; III – Mudar as Fraldas; IV – Da primária a universidade; V – Laçarotes de amizade; VI – Amizades improváveis; VII – E quando não há amigos. O livro acaba com uma bibliografia, para saber mais.

A leitura agradável é compaginada por excelentes ilustrações de Maria Boavida, que permitem visualizar melhor os exemplos que o autor descreve.

George Stilwell apresenta-nos, ao longo do livro e através de inúmeros exemplos do comportamento de diversas espécies animais que nos permitem, por um lado, compreender melhor a existência de determinadas características associadas e comuns à vida neste planeta. Por outro lado, verificar que a vida evoluiu e adquiriu comportamentos de acasalamento, de maternidade e paternidade, de relações de familiaridade, de sentido de grupo, comportamentos que lembram os de altruísmo, abnegação, egoísmo, paixão, amor, amizade, entre outros, que julgamos exclusivamente humanos. Os exemplos concretos levam-nos a ver a extensão da nossa miopia, muito devida ao um antropocentrismo primário. Assim, este livro permite-nos aumentar o nosso conhecimento e logo respeito pelas outras espécies animais que connosco coabitam este planeta.

Através de uma escrita com um humor cativante, recheado de muitas curiosidades, há todo um mundo de afectos e comportamentos que muitas vezes insistimos, teimosamente, em serem exclusivos da espécie humana. Não o são e quanto mais se observam e estudam os comportamentos dos seres que connosco vivem neste planeta, mais maravilhados ficamos: a vida está cheia de sentimentos!

 

 

António Piedade

Ciência na Imprensa Regional

 


© 2012 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva


António Piedade

António Piedade é Bioquímico e Comunicador de Ciência. Publicou mais 700 artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa e 20 artigos em revistas científicas internacionais. É autor de nove livros de divulgação de ciência: "Íris Científica" (Mar da Palavra, 2005 - Plano Nacional de Leitura),"Caminhos de Ciência" com prefácio de Carlos Fiolhais (Imprensa Universidade de Coimbra, 2011), "Silêncio Prodigioso" (Ed. autor, 2012), "Íris Científica 2" (Ed. autor, 2014), "Diálogos com Ciência" (Ed. autor, 2015) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Íris Científica 3" (Ed. autor, 2016), "Íris Científica 4" (Ed. autor, 2017), "Íris Científica 5" (Ed. autor) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Diálogos com Ciência" (Ed. Trinta por um Linha, 2019 - Plano Nacional de Leitura) prefaciado por Carlos Fiolhais. Organiza regularmente ciclos de palestras de divulgação científica, entre os quais, o já muito popular "Ciência às Seis". Profere regularmente palestras de divulgação científica em escolas e outras instituições.


Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto

Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo