Neutrinos: detectado erro nas experiências
Num artigo na Science online é relatado que foi encontrado um erro na medição da velocidade dos neutrinos. É referido um problema de ligação do receptor GPS a um PC, e conectores de fibra óptica mal ligados (aqui).
O físico responsável da experiência OPERA, Antonio Ereditato, confirma a noticia no Republica online (aqui).
A comunicação do erro é muito importante. A ciência consiste aliás na procura e reconhecimento
dos erros.
Estavam, aparentemente, enganados todos aqueles que se apressaram em ver na suposta descoberta dos neutrinos superluminais a descoberta do ano passado ou quiçá da década.
Acrescente-se que foi então referido e sublinhado da importância de outros laboratórios replicarem os resultados que aprentavam abalar o edifício da Física.
Mas, afinal, a presistência na reanálise dos dados e testes aos equipamentos acabou por explicar os resultados que encheram comunicados de imprensa (não artigos científicos) e muito espaço nos media.
António Piedade com Carlos Fiolhais.
© 2012 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva
António Piedade
António Piedade é Bioquímico e Comunicador de Ciência. Publicou mais 700 artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa e 20 artigos em revistas científicas internacionais. É autor de nove livros de divulgação de ciência: "Íris Científica" (Mar da Palavra, 2005 - Plano Nacional de Leitura),"Caminhos de Ciência" com prefácio de Carlos Fiolhais (Imprensa Universidade de Coimbra, 2011), "Silêncio Prodigioso" (Ed. autor, 2012), "Íris Científica 2" (Ed. autor, 2014), "Diálogos com Ciência" (Ed. autor, 2015) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Íris Científica 3" (Ed. autor, 2016), "Íris Científica 4" (Ed. autor, 2017), "Íris Científica 5" (Ed. autor) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Diálogos com Ciência" (Ed. Trinta por um Linha, 2019 - Plano Nacional de Leitura) prefaciado por Carlos Fiolhais. Organiza regularmente ciclos de palestras de divulgação científica, entre os quais, o já muito popular "Ciência às Seis". Profere regularmente palestras de divulgação científica em escolas e outras instituições.
Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto
Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo